"São eleitores conscientes", "Eles são donos de seus votos", "O eleitor de Marina pensa antes de escolher". Essas foram algumas das afirmações feitas por jornalistas nos últimos dias. Eu não concordo com nenhuma delas. Não que Marina não tenha eleitores qualificados, mas porque o simples fato deles serem a favor de um mundo sustentável, não os coloca em um patamar acima dos demais.
Parece-me um tanto quanto óbvio. Eleitor consciente é aquele que analisa friamente cada voto, e não aquele que é "verde", do PV e defende um mundo sustentável. Difícil mesmo é encontrar alguém que queira destruir o planeta e defenda um mundo "insustentável(?)", isso sim.
Prova de que eleitor de Marina não é diferente dos demais é o resultado em Brasília. A Capital Federal, única unidade da federação em que a candidata do PV venceu, é a que mais teve candidatos que renunciaram ao Senado.
Luiz Estevão, Joaquim Roriz e José Roberto Arruda foram senadores eleitos pelo Distrito Federal. O primeiro renunciou porque foi acusado pelo MPF de desvio de dinheiro público junto com Juiz "lalau". O segundo, atualmente barrado pela lei "ficha limpa", foi pego negociando uma bezerra de dois milhões de reais com o Presidente do BRB. O terceiro mentiu na tribuna do Senado, depois chorou por ter mentido, renunciou. Como gratidão, os eleitores do DF o elegeu governador. Foi o primeiro chefe do executivo a ser preso. Ameaçado de Impeachment, renunciou mais uma vez.
Como se pode ver, Brasília não é nenhum parâmetro de consciência política, muito pelo contrário. Marina Silva venceu em Brasília. Já no Acre, seu berço político, ela não venceu.
Não sou contra as idéias de Marina, somente acho que ela ainda está verde demais para ser Presidente. E ela sabe disso, lançou-se ao planalto esse ano projetando vencer em 2014 ou 2018. Planejamento de longo prazo vale também para candidato a presidente e, repito, Marina sabe disso.
Sou contra este tipo de mistificação, que só serve para encher o ego e vender jornal. Os eleitores inconscientes de Marina são iguais aos eleitores inconscientes de Dilma e Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário