terça-feira, 8 de junho de 2010

Votarei em José Serra! E, ao contrário de muitos, sei muito bem o por quê.


Esse não é um Blog político, mas não me furto a deixar claro minha opinião sobre tudo que me der na telha. E política, é um assunto que me interessa desde sempre e, está, diretamente relacionada com a minha paixão pela Economia. Enfim, deixo abaixo os meus motivos. Antes, porém, darei algumas explicações sobre socialismo, capitalismo e liberalismo.

Desde pequeno, sempre tive atração pelas notícias jornalísticas e, principalmente, aquelas voltadas para os assuntos políticos. Lembro-me bem de debates - sou fascinado por eles - como o de Cristovam Buarque, atual Senador do PDT representando o Distrito Federal, contra Joaquim Roriz, incontáveis vezes Governador também daquela unidade da federação. No entanto, o que mais me vem à cabeça foi o de Lula versus Collor. 

Com essa paixão já exacerbada, fui criado sob bases esquerdistas. Foi quase unanimidade na minha família o voto em Lula e, aliás, o voto sempre começava como o número 13 do Partido dos Trabalhadores, em meus votos, inclusive. Era de esquerda, mas ao longo de meus estudos percebi que não sabia exatamente por quê. 

Quis o destino - ou o que quiserem nomear para esse fenômeno -, depois de várias tentativas minhas, em tentar ser um estudante de informática, que eu decidisse entrar para a faculdade de Economia. Logo em seguida também na faculdade de Direito. 

Já na faculdade, com os estudos, comecei a me deparar com o outro lado da moeda: A visão direitista. Ou melhor, a visão com a qual me identifico de verdade: O pensamento Liberal. As primeiras aulas sobre o assunto foram instigadoras. Relutei, refleti, e acabei entendendo o real funcionamento da Economia. Estudei a história do Socialismo e do Liberalismo. E...mudei de lado. Ou melhor, entendi qual era o meu lado desde o começo. 

Na minha concepção é injusto e imoral o termo "Socialismo". Ser socialista é acreditar que todos devem viver bem, com qualidade de vida, com educação, moradia, emprego e dinheiro. Eu sou liberal e acredito que tudo isso deva existir. No entanto, os socialistas se valem desse termo para justificar os meios pelos quais querem obter essa justiça social. A visão socialista é a seguinte: "os fins justificam os meios". Não importa que preço deva ser pago para se obter justiça social. Coletivismo é o termo correto. 

Coletivismo é a redução das liberdades individuais para se obter a igualdade social. Igualdade social, um dia, pode dar certo com alguns marcianos se por acaso lerem Karl Marx. Não desejo isso para eles. Gosto deles, mas se por acaso lerem, e funcionar exatamente como funcionou com os humanos,  vão acabar inventando outros Hitler's e fascistas na galáxia. O coletivismo ou o "Socialismo",  leva ao fascismo e ao nazismo como a história provou.

O pensamento Liberal, da qual me incluo, parte do princípio do aumento das liberdades individuais. Aumento de liberdade individual não significa falta de ordem como podem pensar alguns, mas sim a liberdade para pensar, trabalhar, estudar, criar...

Ser liberal, ou Neo-liberal, não é ser um filho da puta como a Ex-Senadora Heloisa Helena fazia questão de mencionar. É apenas acreditar que: Quanto menos o Estado interferir na vida do cidadão melhor para todos. Quanto mais o estado permitir que as pessoas produzam. Melhor. Quanto menos empresas públicas. Melhor. E assim por diante. O lema do liberalismo é "Liberdade, paz e livre mercado".  Com isso acreditamos que faremos justiça social e teremos um planeta melhor tratado inclusive em questões ambientais. 

Apenas contextualizei, mas não pensem que José Serra faz jus ao lema acima. É apenas, na minha visão, o menos pior e mais experiente dos candidatos. Além do que, de direita, o PSDB têm pouca coisa. Ele está na verdade a direita do PT, mas é um partido eminentemente de esquerda. A visão econômica de serra, por exemplo, é mais de esquerda que a atual do PT.

Votarei em Serra pelos seguintes motivos: 

1) fracasso da política externa do PT que envergonha o país ao defender assassinos com Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad;  

2) Pelo aumento da estatização do Governo Petista; 

3) Aumento do gasto público (gasta mal), tendo na figura de Lula, o principal culpado;

4) A falta de respeito para com a Justiça; Nem começamos a campanha política e o PT já foi multado cinco vezes;

5) A falta de experiência e preparo dos demais candidatos.

Acrescento o fato de que essa eleição é daquelas de ser ou não ser. Ou melhor, Serra ou não Serra. E entre Serra ou não Serra, com os candidatos que temos, voto 45 em outubro. Vai votar em Dilma ou em outro candidato? Vote e seja feliz, mas antes deixe seu comentário com os motivos pelos quais optou por esse ou por aquele. Não vote simplesmente porque aquele é mais bonito ou porque aquele é sucessor de Lula. Pense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário